Notícias


Funcionária compartilha sugestão de resposta automática do Google em e-mail de demissão e viraliza

Julia Galek atua como gerente de mídia social em Chicago (EUA) e ficou surpresa com as opções propostas pela inteligência artificial

A gerente de mídia social Julia Galek, que atua na cidade de Chicago (EUA), foi demitida de um dos seus empregos de meio período no dia 5 de maio. Em um vídeo no TikTok, ela mostra que o desligamento foi informado por meio de um e-mail, mas o que chamou atenção foi a sugestão de resposta automática do Google. O registro também surpreendeu os internautas e já soma 363,7 mil visualizações. O caso foi repercutido pela Newsweek.

Na publicação, Galek mostra a captura de tela, na qual aparece a opção "ugh" entre as sugestões. "Acabei de ser demitida por causa de restrições orçamentárias, e é isso que o Google sugere que eu responda", escreveu na legenda.

Além da resposta inusitada, as outras opções incluíam "obrigada por avisar" e "sem problemas". Quanto à demissão, ela diz ter ficado decepcionada, mas não chocada com a postura da empresa, já que outros colegas foram desligados recentemente. Galek ainda comenta que achou a sugestão de resposta automatizada engraçada e ficou tentada a enviar.

"Achei engraçado porque esperava ver as outras duas sugestões, mas não 'ugh'. Era exatamente o que eu estava pensando, e gostaria de ter enviado isso, mas preferi manter o profissionalismo", disse ela, reforçando que se tratava de uma empresa pequena.

"A pessoa que me enviou o e-mail não foi quem tomou a decisão de me demitir. Então, decidi manter o profissionalismo e ser grata pela oportunidade", relata.

O Smart Reply do Gmail possibilita que os usuários criem e-mails a partir de até três sugestões de respostas possíveis. De acordo com o Google, a ferramenta utiliza inteligência artificial, com base no contexto de um e-mail (ou da cadeia como um todo) para ajudar a formular a resposta.

A publicação rendeu diversos comentários entre os internautas. "Finalmente, uma resposta gerada automaticamente que é útil", disse uma pessoa. "Resposta válida, honestamente", disparou outra.

voltar