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Empresas buscam eficiência de custo

Os líderes empresariais avaliaram os três fatores do ambiente externo que mais influenciaram no desempenho geral das empresas nos últimos seis meses

Os CEOs das grandes empresas consideram ruim o desempenho da economia brasileira nos últimos seis meses, com uma nota média de 1,97 em uma escala de 1 a 5; os das médias empresas deram nota 2,28. Quanto à expectativa para o desempenho da economia no 2º semestre de 2014, os CEOs estão mais otimistas, com notas 2,12 (grandes empresas) e 2,49 (médias).  

Os dados foram divulgados pela Fundação Dom Cabral, que lançou nesta segunda-feira (27) a primeira edição da série de estudos The CEOs Vision - pesquisa que vai avaliar, a cada semestre, as expectativas dos líderes empresariais brasileiros de grandes e médias empresas sobre o estado atual e futuro da economia e o impacto em suas estratégias de negócios. A pesquisa consultou, via questionário, em agosto e setembro deste ano, 34 executivos de grandes empresas e 84 de médias empresas, totalizando 118 respondentes.

A pesquisa mostra ainda que, para enfrentar o cenário econômico ruim do 1º semestre, grandes e médias empresas adotaram a mesma estratégia: promover a eficiência operacional com redução de custos. "As empresas buscaram maximizar resultados se voltando para dentro, ou seja, maximizando eficiência e reduzindo custos operacionais", destaca Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral e responsável pela pesquisa. 

Os líderes empresariais avaliaram os três fatores do ambiente externo que mais influenciaram no desempenho geral das empresas nos últimos seis meses. De uma lista com 17 itens, os executivos das grandes e médias empresas apontaram o 'Crescimento da Economia' como o principal desafio para a competitividade das organizações. Na sequência aparece o 'Nível de competição no setor/indústria'. Em terceiro lugar, há uma divergência. As organizações de grande porte apontam as 'Intervenções do Governo' como fator de influência para o desempenho das empresas, enquanto as de médio porte são impactadas pelo 'Cenário Político-Institucional', provavelmente associado às eleições deste ano.

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