Notícias


Brasileiros, o brics precisa de profissionais com qualidade.

Estamos vivenciando diversas transformações, sejam derivadas das CRISES, social, econômica, política, educacionais, sanitários, reflexos de conflito bélicos

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“O próximo NOVO GOVERNO deve focar numa EDUCAÇÃO DE QUALIDADE para que possamos nos integrar totalmente ao BRICS.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

Introdução

Estamos vivenciando diversas transformações, sejam derivadas das CRISES, social, econômica, política, educacionais, sanitários, reflexos de conflito bélicos, inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial, velocidade 5G/6G, Metaverso, esse fatores citados afetam direta e indiretamente o brasileiro.

O ano de 2022, eleitoreiro, pode nos conceder o inicio das mudanças que precisam ser realizadas, pois a Inflação galopante, Juros elevados, Desemprego em alta, Economia em declínio, ausência de investimentos em educação e saúde, corrupção governamental, rachadinha, suspeito de assassinato, tráfico de drogas em avião pertencente á equipe presidencial, e demais fatos nos obrigam a refletir e adotar uma AÇÃO e ATITUDE que possam nos remeter a um cenário de futuro promissor.

A Nova Ordem Mundial, onde a Economia global exige maior conhecimento, pelas mudanças que podem acontecer com a desvalorização do dólar, crescimento do endividamento dos USA, a fragilidade consequente do Sistema do Capitalismo de Mercado, o crescimento econômico da China, e suas inovações tecnológicas, mesmo sabendo de seus problemas imobiliários e energéticos, os conflitos bélicos que estão acontecendo e os que hão de acontecer, merecem uma séria reflexão sobre a continuidade e sustentabilidade de como estamos sobrevivendo diante de tantas ameaças.

A polarização do sistema financeiro, desde o Plano Marshall, até o Planejamento Chinês, passando por diversas adversidades, nos faz pensar que o mundo está mudando muito rápido e exige de todos nós uma adequação necessária para a nossa existência.

O ensinamento da Bíblia Sagrada, o livro O CAPITAL de Karl Marx, passando por Thomas Piketty em seus escritos O CAPITAL DO SÉCULO XX, e A IDEOLOGIA DO CAPITAL, chegando a Ray Dalio com seus livros PRINCÍPIOS e A NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO, precisamos repensar a nossa existência, inclusive relendo O IDIOTA, CRIME E CASTIGO, e OS DEMÔNIOS de Dostoievsky, chegando em Dante e Dan Brown com O INFERNO, mesmo sabendo de nossa fragilidade de leitura e entendimento dos que lemos, tais livros podem nos dar uma visão holística do cenário mundial.

EDUCANDOS e PROFISSIONAIS

Com uma formação educacional e cultural, bastante fragilizada pela ausência de qualidade e muitos educandos e profissionais, não estão preparados para a seletiva exigência do mercado laboral, seja empregado, seja empreendedor, esse grave fato implica no futuro promissor dos envolvidos.

A falta de leitura constante implica na formação do futuro profissional, afetada pela ausência de qualidade na sua formação, muita não falam corretamente o idioma pátrio, outros não conseguem escrever, e tem dificuldade em compreender o que ler, seja por culpa dos pais, ou dos mestres.

Somos aproximadamente 215 milhões de habitantes, habitando um país continental com riquezas naturais e minerais, com grandes extensões de terras férteis, dividido em cinco regiões, afetado por CRISES (sociais, econômicas, políticas), com elevado desemprego, juros elevados, estagflação, dolarização dos produtos, mercadorias e serviços, ganhando em REAL, é fato incontestável que essa situação empobrece ainda mais a população causando uma insatisfação popular que poderá afetar qualquer pretensão de REELEIÇÃO do atual governo, esse pensamento é plural e racional.

Mesmo sabendo das variáveis implicantes e de fatos extrínsecos que debilita ainda mais a popularidade de qualquer governante, nesse fato, devemos observar que a fragilidade da qualidade educacional, leva a população a pensar na satisfação básica e pessoal, formando agravos que exigem mudanças radicais.

Nesse artigo, seus autores gostariam de sua reflexão sobre a EDUCAÇÃO SEM QUALIDADE, que leva a Nação a pensar em sua satisfação básica, emprego, remuneração em REAL, dolarização relevante que afeta a estagflação dos alimentos, combustíveis, remédios, e ainda juros elevados, Economia em declínio, gerando uma INSATISFAÇÃO POPULAR, que pode afetar determinados resultados.

Outro fator que devemos considerara é a necessidade de aprender os idiomas do futuro que são INGLÊS e MANDARIM, sem nenhuma dúvida, e os educandos e profissionais devem aprender para ADENTRAR em qualquer mercado de labor.

Considerando ainda, as inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial, com velocidade 5G/6G, e o Metaverso, que exige o conhecimento da linguagem Python, SQL, Orange, Java Script, OPEN AI, CODE SYSTEM, algoritmo, lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, informações e dados in the Cloud, Blockchain, NFT, Stream, e demais.

Diante dos fatos é possível entender que o sistema educacional, investidores, gestores, professores, educandos e demais devem se adaptar com essas exigências básicas da Nova Ordem Mundial.

Nessa oportunidade os GESTORES, PROFESSORES e EDUCANDOS têm posições determinantes nessa séria transformação.

O problema é que o TEMPO é bastante exíguo, diante da necessidade dessa transformação, pois o cenário futuro e as inovações tecnológicas exigem medidas extremas, mesmo sabendo que muito serão EXCLUÍDOS do sistema, e o Governo deve sustenta-los com Programas Governamentais, até o encontro celestial dessa massa.

CONCLUSÃO

O presente artigo chama a atenção para uma palavra chamada de SOBREVIVÊNCIA, diante do quadro de transformação que está afetando o mundo, caso não tenhamos uma Nuclear WAR que poderá deflagrar a nossa extinção.

O brasileiro precisa entender que diante desses fatos e acontecimentos é fundamental a sua AÇÃO e ATITUDE face aos eventos que estamos vivenciando.

Pedimos desculpas a todos os leitores e amigos caso sintam afetados, mas a verdade deve ser escrita e sentida por todos nós, e quiçá possamos atravessar essas tormentas com tranquilidade, mesmo sabendo das sequelas ou mesmo efeitos colaterais diante dos fatos.

AUTORES: Elenito Elias da Costa, e o genial LEVY DA COSTA.

voltar